8 de Fevereiro de 2010 às 13:07

Por: Julio Ramos Luz

Chutando o Balde
Veja outras notícias relacionadas a Chutando o Balde

IMPRENSA COM DIPLOMA, COM CARTEIRINHA E SEM BOM SENSO !

Chuto e chuto bem no meio o Balde para alguns órgãos de Imprensa de Rio do Sul, que não estão revisando os textos de suas reportagens. Hoje foi a gota d´água : Repórter televisiva em pleno jornal do meio dia disse : "As férias SERÁ em julho...", Meu Deus!! Querida : Trata-se de um simples plurar : As FÉRIAS SERÃO. Semana passada foi a vez do Jornal FOLHA DO ALTO VALE, que "mancheteou": "Wando e Banda É atração hoje". O redator ou redatora não atentou que trabalha num órgão de imprensa escrita (cujas notícias são elaboradas cm antecedência). Naquela oportunidade, o evento FOI a noite. Então "Wando e banda SERÃO atração". Não é querer ser o certinho. Como disse : Falta bom senso. Ouvir outros noticiários. Outra emissoras, ler e ler muito. Não basta sair com diploma de qualquer lugar e se achar o rei ou rainha, como vejo alguns em algumas coletivas, das quais estou presente e sinto vergonha destes péssimos profissionaias. Quem não sabe pergunta. Revise o texto. Leia antes de ir ao ar. Outra : atente para uma propaganda televisiva, na qual o cidadão convida para conhecer a nova loja "xxxxx" , mas não dá nem o endereço ou a localização da mesma. Ou seja : O cliente tem que comprar um GPS para localizar a tal loja ? O dono da tal loja não ntou isso ? Dinheiro indo para o ralo...

Gostou? 0 0

Indique esse texto

Comentários

8/02/2010
13:16

Julio Ramos Luz

Em tempo = corrigindo: "Trata-se de um simples plural; péssimos profissionaias, corrigir por pésismos profissionais. Não ntou isso = não atentou para isso.

Denunciar abuso

8/02/2010
13:29

Pereira

Hoje a repórter disse sobre o caso da menina morta em Ibirama por Policiais Federais, que os autores foram denunciados por improbidade administrativa. Bah, pra mim é homicidio, ou a capitulação mudou. Certamente irão corrigir na edição da noite e passará batido, mas foi uma mancada daquelas, reflexo claro de que não sabiam nem do que estavam falando. Sem contar que inventaram duas novas regiões para o estado. Alto Vale Norte e Alto Vale Oeste.

Denunciar abuso

8/02/2010
13:39

Augusto José Hoffmann

Pereira, também ouvi, incrédulo. Mas o que ela falou tinha nexo, dizendo que os caras podem perder o emprego... E os pais, disseram que acreditam na justiça de Deus. Não duvido, mas por via das dúvidas era bom dar uma conferida se os dois agentes foram audaos de homicídio. Do contrário, transferem os dois, como a Igreja Católica faz com religiosos pedófilos e, provavelmente, vão repetir a façanha em outras plagas. Nesse caso, o acerto com Deus, com o devido respeito aos crentes, pode tardar.

Denunciar abuso

8/02/2010
13:40

Augusto José Hoffmann

... os dois agentes foram acusados de homicídio.

Denunciar abuso

8/02/2010
14:18

Mi Poulain

é...perfeição é para poucos...

Denunciar abuso

8/02/2010
14:38

RBS

Foram acusado de Homicidio e, o Ministério Público também os denúncio por Improbidade Administrativa por utilizarem equipamentos da segurança pública para fins particulares.

Denunciar abuso

8/02/2010
14:48

JackSoulBrasileira

O objetivo do post é falar de revisão de texto e reportagem não é? Mas prestem atenção em quantas "falhas" ortográficas e frases confusas há no próprio texto (em tempo)... Muito cuidado ao criticar...

Denunciar abuso

8/02/2010
15:40

Ironildo Vasconcelos

Calma gente, sem stress.
Chefinho, não ta na ora de tu arumá um geito pra jente revisá o testo antes de mandá?
Ái pode se que naum acontesse eças coisa.

Denunciar abuso

8/02/2010
16:02

Augusto José Hoffmann

Com a vez de jogar a moçada encarregada. Desenvolvimento: Área Local. Se já tem "visualizar" nos comentários, é mole fazer nos posts. E hora extra o Aldo paga, já que estão afinando a viola.

Denunciar abuso

8/02/2010
16:18

Mi Poulain

Ironildo, não precisa de corretor. Afinal, todo mundo erra. O que precisa mesmo é segurar um pouco a língua (ou os dedos como nesse caso) antes de falar dos outros.

Denunciar abuso

8/02/2010
16:24

varzeapura

Só um detalhe. Uma coisa é uma pessoa comum cometer um erro de português, outra coisa é um jornalista cometer um erro de português. O jornalista vive daquilo, a gramática é seu ganha pão. Erros graves cometidos por jornalistas são mais graves do que por uma pessoa sem estudo, ou que nao usem a gramatica para trabalhar, por exemplo. E no caso que o Julio Ramos colocou, foi na televisão, o que é ainda pior, visto que o texto a ser exibido passa por algumas edições antes de ir para o ar. Eu penso assim.

Denunciar abuso

8/02/2010
16:34

Mi Poulain

Varzea.. então se tu erra no teu trabalho é justificável??? Tens q ser 100% perfeito??? Isso é besteira. Quem nunca fez uma cagada? E outra, é muito fácil vir aqui e dizer que o cara tem q ser perfeito, que o cara tem q falar certo... mas vão lá fazer todo dia... na correria do dia a dia para ver se é mamão com açucar. O povo riossulense não deveria ter nada do que tem.. pq não consegue NUNCA valorizar o que é daqui. É só lenha... só pau... só porcaria... nada tá bom. Ficam se preocupando com erro idiota ao invés de dar valor para o que realmente interessa. Não entendo qual o motivo de tanta reclamação por conta de um erro de concordância. Se o presidente fala errado o pq um jornalista daqui tem q dar exemplo? O mundo não vai acabar, acreditem!

Denunciar abuso

8/02/2010
16:36

Mi Poulain

Só mais uma coisa... esses dias aqui... tinha uma charge que tinha um título "Curiozidade..." e ninguém meteu a lenha... pq será? É tão fácil proteger os seus e apontar os outros...

Denunciar abuso

8/02/2010
16:39

Augusto José Hoffmann

Chegamos a um entendimento! Se jornalistas, como formadores de opinião, devem primar pela língua mãe, deveriam, mais ainda, zelar pelo fato. A verdade. Mas como também não é bem isso que assistimos, deu empate técnico.

No mais, quem vive de gramática são linguistas , professores e a véiarada da ABL.

Denunciar abuso

8/02/2010
16:54

varzeapura

Mi Poulain, eu jamais quis ofender alguém. O que eu quero dizer é que, o mínimo que eu espero de um jornalista é que ele saiba escrever corretamente. Isso não é virtude, é pré-requisito. Claro que todos erramos nas nossas profissões, ninguém é perfeito, longe disso. Mas erros graves, primários, em textos que foram corrigidos por editores, são sim condenáveis. Nem precisa de muito, basta usar o Word que ele corrige isso. E eu não estou me referindo as pessoas de Rio do Sul, mas sim a todo e qualquer jornalista, do Brasil e do mundo. Só isso. Augusto, concordo com você quando diz que devem primar pela verdade, pelo fato. Corretíssimo, mas pra mim é claro que jornalistas vivem da gramática também, afinal vivem de comunicação.

Denunciar abuso

8/02/2010
17:00

Mi Poulain

Você não me ofendeu... eu só acho uma besteira ficarem se preocupando com isso. No mais, assim como o Augusto tb prezo mto mais a coerência da informação. É claro que ninguém quer ler um texto cheio de erros. Mas escrever corretamente o português é pré-requisito de todo e qualquer cidadão brasileiro alfabetizado. Não apenas dos jornalistas e profissionais que utilizam-se da escrita para sobreviver.

Denunciar abuso

8/02/2010
17:03

Jeff Waters(original)

Erro seria alguem deixar de ler ou assistir os nossos jornais por uma "fatalidade" dessas...Alias que fatalidade...kkk

Denunciar abuso

8/02/2010
17:04

Julio Ramos Luz

ôoo Mi Poulain : Gostaria muito de conhecê-lo ou conhecê-la pessoalmente. Particularmente, não me escondo atrás de pseudônimos. Boto a cara prá bater, venha de onde vier. Depois de 25 anos na estrada, entre Rádios, TVs e jornais, me dou o direito de criticar quem eu quiser, principalmente estas "estrelas" da Imprensa local e regional. Você precisa estar numa coletiva para ver o ar de empáfia de alguns que mal cumprimentam os demais colegas de profissão. Já discordei de pontos de vista com amigos de imprensa como Moacir Pereira, Cláudio Prisco Paraíso e outros. Nem por isso mandei "lenha" neles. Aqui, no blog, apontei erros que podem ser corrigidos e, como disse um colega, tratam-se de nossas TVs, ráios e jornais, que tem um nome a zelar e inúmeros profissionais, porém,os erros são repetitivos. Me dói nos ouvidos ter que ouvir que " A vítima era um homem do sexo masculino...", entre outras barbaridades por aí. Gosto de nossas Tvs e jornais, agora, não é porque os outros não observam ou não gostam de meus apontamentos que eu vou deixar de escrever. Por que a Imprensa ao invés de fazer certas matérias bobas, não fala da falta de água na cidade ? Medo ? de quem ?

Denunciar abuso

8/02/2010
17:14

varzeapura

Mi poulain, agora eu não poderia concordar mais com você. “Mas escrever corretamente o português é pré-requisito de todo e qualquer cidadão brasileiro alfabetizado. Não apenas dos jornalistas e profissionais que utilizam-se da escrita para sobreviver.” Achei perfeita essa sua frase. Porém sabemos que não é isso que ocorre. E temos que lembrar que quem cursa uma faculdade de jornalismo tem cadeiras de português durante boa parte do curso, então seria natural que os jornalistas não cometessem erros primários. Esse é o meu ponto. Mas concordo com você, todos deveriam saber escrever corretamente. Mas também prefiro não polemizar mais sobre esse assunto. Acho até que já o fiz demais.
Abraço

Denunciar abuso

8/02/2010
17:16

Mi Poulain

Pois é.. opinião é opinião... com pseudônimos ou não. Você não concorda com os erros... eu não concordo com o fato de você julgar um ou outro apenas por erros de português. Paciência! Até pq falar de rei e rainha na barriga fica complicado. Quanto ao pseudônimo... se eu estivesse elogiando não teria problema, não é?

Denunciar abuso

8/02/2010
17:47

CLANDESTINO

Sr. Telhado de Vidro!

Após tentar consertar os garranchos da sua chutada no balde, não contente, nos brindou com novas pérolas:

"...tratam-se de nossas TVs, ráios e jornais, que tem um nome a zelar e inúmeros profissionais, porém,os erros são repetitivos..."
RÁIOS SERIA UM MEIO DE COMUNICAÇÃO QUE FUNCIONA SÓ EM DIA DE CHUVA???

"....Me dói nos ouvidos ter que ouvir que..."
QUE BOM SABER QUE OS OUVIDOS SERVEM PARA OUVIR. VALEU PELA DESCOBERTA.

Sem dúvidas,o senhor é um dos destaques desta nossa "imprença."

Denunciar abuso

8/02/2010
19:29

Alcides Raizer

Existem momentos que uma virgula é um Furacão, noutros um sopro.

Denunciar abuso

8/02/2010
20:05

Prof. Marcia

Este é um trabalho que eu gostaria de desenvolver. A revisão de texto é muito interessante, importante e exige além de conhecimento, muita atenção.
Estou a disposição.

Denunciar abuso

8/02/2010
20:11

Alcides Raizer

A Sra, Prof. Márcia, não terá mais tempo para dormir.

Denunciar abuso

8/02/2010
23:15

Nelsinho

A cultura de um povo é seu combustível para o seu desenvolvimento, e não é a toa que por isso ainda somos pais de terceiro mundo, ou quarto.

Denunciar abuso

9/02/2010
08:27

Elaine Foliatti (elaine_rsl@hotmail.com)

Pegue um texto escrito dentro das normas gramaticais para ler. E depois outro com a mesma notícia, porém, cheio de erros. Ou converse com uma pessoa que diga: Isso é pra "nóis" ? ou então, vem com "nóis".

Acredito sim, que o profissional que trabalha na mídia deve utilizar as regras gramaticais, não quero dizer falar difícil, mas falar corretamente pelo menos o básico.

Denunciar abuso

10/02/2010
09:33

CLANDESTINO

Mas, é difícil encontrar um revisor. O autor deste post já fez o rascunho de uma nova intervenção e está ha dois dias aguardando alguém que o auxilie. Tudo para não pagar mais mico que os habituais.

Denunciar abuso

12/02/2010
00:29

Julio Ramos Luz

AO CLANDESTINO : Gostaria de conhecê-lo (ou conhecê-la) pessoalmente. Marque hora e local. Geralmente v.... ou c.... é que se disfarçam sob pseudônimos. Apareça. Vai ser um prazer debater idéias (ainda com acento, já que a revisão ainda não pegou). A propósito : Qual trabalho v. já fez ou desenvolveu na imprensa ?

Denunciar abuso

12/02/2010
11:34

CLANDESTINO

Sobre o questionamento sobre o que eu já desenvolvi na imprensa, informo que não sou do ramo, portanto nenhum dos desafetos que imagina. Melhor, nem o conheço, e vamos deixar assim, nada de encontro com hora e local, embora respeite as opções de cada indivíduo.

Denunciar abuso

12/02/2010
11:57

RBS

Putz... tem gente que gosta de criticar mas quando le criticas ao seu respeito não gosta.... Também achei este post com muitos erros, justamente quando queria criticar o trabalho de outros jornalistas... antes que perguntem não sou do ramo também... E para mim tanto os exemplos citados no texto, como o próprio texto estão errados, mas errar é humano, persistir no erro é b...

Denunciar abuso

12/02/2010
21:27

Julio Ramos Luz

*Comentário eliminado pelo moderador, por contrariar as regras do blog.

Denunciar abuso

13/02/2010
01:39

RBS

Caro Julio,

Julio acredito que a parte do ignorante não tenha sido para mim, pois em momento algum faltei com o respeito com Vossa Pessoa... mesmo assim continuo tendo apreço por Vossa Pessoa, não entendi por que estais me atacando só dei minha opnião, assim como a sua, por favor não vamos descambar para a baixaria... em momento algum faltei ao respeito com o Caro.

O que tem haver o Aldo com esta história? RBS são só as inicias dos meus nomes e sobrenomes... como disse não tenho nada de jornalista.

Acho que as pessoas deveriam ser mais calmas, ultimamente isso faria uma grande diferença....

Denunciar abuso

O blog Minhoca na Cabeça, agradece os comentários feitos pelos visitantes e convida-os a continuar opinando, solicitando somente que sejam respeitadas algumas regras. Clique aqui e saiba mais sobre a Política de Uso

Copyright © 2010 - Blog Minhoca na Cabeça - Criado por Área Local